#04 Será que a IA vai conseguir substituir as artes? E os afetos?
Este mundo moderno está me confundindo... Mais planos e pessoas pra gente compartilhar!
Não sei se é adequado começar um artigo agradecendo, mas eu preciso fazer isso!
Na semana passada eu escrevi com todo meu coração, e pensei que estava sendo dramática pois “ninguém mais lê”, mas eu estava enganada! Vocês gostaram, me escreveram mensagens em vários lugares, e eu pensei: É isso!!! Quem curte as mesmas coisas ou o mesmo barato que a gente, virá junto!
Se você não sabe sobre o que estou falando, vem ler minha news #03, clicando aqui.
Para atualizar vocês, já começo com meus planos! Conversei com meu ex psicólogo, apesar de achar que psicólogo é pra sempre, e ele me disse: Procure um bom curso de arteterapia.
Eu já tinha pensado nisso, especialmente porque preciso praticar, entender o fazer da arteterapia.
Estou buscando, e já quase me matriculando em um curso que achei e que parece ser bem completo!
Eu amo estudar! Confesso que tenho sentido falta disso, de me aprofundar em um assunto, de focar, de crescer através do conhecimento. Já me vejo na sala de aula aprendendo mais!
Me formei em psicologia em 1996, faz mais de 25 anos. Uma reciclagem me fará um bem enorme, eu sei!
Falando sobre aprofundamento, uma questão que me mobilizou nesta semana foi a tal da IA, ou seja, Inteligência Artificial.
O assunto pipocou em grupos, nas redes, e eu mesma fui espiar lá no Canva, onde tenho conta pro e, por isso, acesso a esta função.
Resumindo, a partir de alguns comandos escritos que dei, a tal da IA criou um texto dividido em tópicos, e juro, parecia que eu tinha escrito. Foi um texto basiquinho, mas eu fiquei com medo do futuro, confesso.
Imaginei uma pessoa crua, em qualquer assunto, que quer “pagar” de profissional. Ela dará alguns comandos e, em menos de um minuto, terá um texto escrito por ela? Será que isso vai colar?
Me vi em um mundo distorcido e irreal. Me senti ameaçada.
Comecei a ler alguns artigos, e vi algumas pessoas dizendo que quem souber usar, poderá se beneficiar. Mas… E se esta IA for usada por pessoas mal intencionadas?
Imagine você um currículo todo escrito por uma IA, e a pessoa sendo contratada para algo…
Depois de alguns dias, minha mente foi serenando. Nas artes, na música, na escrita, nada substituirá o que é do ser humano, sua originalidade, o que lhe faz diferente dos demais.
Porém, não consegui voltar no programa do Canva e ver se ela escreveria algo mais profundo.
O que fica para mim, tanto sobre IA quanto sobre todos os posts que andamos vendo por aí, seja no insta, seja no tiktok, é que no presencial, no contato, nada disso importa.
A gente pode admirar um texto, uma pessoa, mas só vai saber se é real, quando realmente conhecer.
Lembrei agora da época dos blogs. Não sei se você fez parte, se tinha blog. Eu tenho até hoje, veja aqui.
Nós éramos tão ingênuas no começo… A primeira vez que soube de uma blogueirinha fake, que não era nada daquilo que escrevia e mostrava, quase infartei. Fiquei mais esperta.
Um dia, apareci na TV (ainda não existia YouTube), e uma blogueira querida escreveu: Que bom te ver e saber que você é real!
Acredito que agora tenhamos que redobrar os cuidados, por conta da IA, e aproveitá-la da melhor forma.
Me conta sua opinião, vamos conversar!
Tem um ista que falou sobre este assunto, o Contente.vc, em seu grupo no Telegram. Confere aqui este insta que leio todos os dias e que sempre traz assuntos pertinentes sobre o vasto mundão da internet.
Peço desculpas se o texto estiver meio confuso, mas este assunto é bem estranho e ainda não sei o que pensar… Mas acredito que escrevendo e trocando ideias, a gente chegue a algum lugar!
Falando em lugar, hoje eu quero indicar uma newsletter e um insta que amo, o Viva São Paulo!
A Alana, idealizadora do projeto, é uma querida! Sigo o Viva São Paulo há muito tempo! Confere o insta aqui.
Um insta completo de rolês por São Paulo!
Agora, o Viva Cultura também tem uma newsletter, e é muito bacana ver as questões culturais se aprofundando! Vem conhecer a newsletter clicando aqui. Sigam, e eu só posso dizer que teremos surpresas em breve!
Se você é novo por aqui, bora assinar minha newsletter?
Clica no botão abaixo e deixa seu e-mail!
Agradeço por compartilhar meus artigos, se curtir e acreditar que alguém que você conhece curtirá também!
Beijos pensativos, e até a semana que vem, quando acredito que teremos convidadas/os por aqui! Falando nisso, se quiser sugerir um tema, uma pessoa para estar aqui, fique à vontade!
Vero Kraemer - Além da Rua Atelier
Acredito que a IA vai "facilitar" a construção dos textos...mas surgirão outros problemas que a IH continuará solucionando!