A arte de transformar
Eu transformo, tu transformas. Eu me transformo, tu te transformas.
Se você está com preguiça de ler, acima tem o áudio deste artigo! ♥
Dia desses estava eu filosofando, pensando assim: Se eu faço tantas atividades, tantas artes, ministro cursos, como poderia resumir meu trabalho? O que une tudo aquilo que faço e acredito? Qual seria a palavra que melhor descreveria meu universo?
Na hora, me veio à mente (e ao coração) a palavra TRANSFORMAÇÃO!
O que é a arte, senão transformar um objeto, com a ajuda de outros, em algo novo?
O que é a arteterapia, senão transformar pessoas, usando a arte e os símbolos como caminho?
Faço arte desde que me conheço por gente, e já contei isso algumas vezes por aqui. Desde as bolsas de papel, passando pelos cartões de Natal que aprendi a fazer com Daniel Azulay, e chegando à idealização de meu amado Além da Rua Atelier, a arte caminha junto comigo, e não consigo imaginar minha vida sem ela.
Depois de alguns anos ministrando cursos no atelier, comecei a perceber a transformação em minhas alunas e alunos. Sempre recebo relatos de pessoas, mesmo as que fazem meus cursos online, ou que aprendem gratuitamente em minhas aulas no YouTube, de como a arte, a possibilidade de criar algo com as próprias mãos, a capacidade de transformar, mudou suas vidas.
Outro dia, em um post no meu instagram,por conta de uma aula que ministrei para os parceiros da empresa Tekbond, recebi um depoimento que me emocionou, e resume bem o que estou falando:
“Verooooo!! Tu foste uma “embaixadora” Tekbond, principalmente na pandemia, tirando muitas pessoas da tristeza e de possível depressão… merece estar à frente de um evento desses, com pessoas tão legais!! Parabéns à ti e à todos os envolvidos 😍”
Dai Giacomet
Parece meio clichê falar que a transformação que fazemos fora, em objetos, caminha junto a uma transformação interna, mas é a mais pura verdade. Demorou muito tempo para eu visualizar tudo isso acontecendo comigo, e mais ainda com minhas alunas e alunos. Quando me dei conta, pensei: “Então eu nunca deixei de ser psicóloga!”
Foi aí que fui atrás de mais conhecimento, até para poder atuar de forma mais assertiva, e comecei a pós em arteterapia.
Acredita que logo me formarei? Não vejo a hora!!!
Analisando estes 20 anos de aulas, vídeo aulas, cursos, vejo que tudo que faço e fiz sempre teve este viés de transformação emocional, de busca de equilíbrio, leveza.
Se você mexe com artes, deve entender o que estou falando. Porém, se tem vontade, mas medo de começar, vou deixar aqui algumas sugestões!
Me acompanha no insta, clicando aqui. Eu posto minhas artes, sugiro outros artesãos, e sei que isso vai te incentivar!
Vem para meu canal no YouTube, aqui. São quase 600 vídeo aulas gratuitas, completas! Nossa comunidade por lá é maravilhosa!
Na semana passada, durante a aula que ministrei para a Tekbond, um amigo disse para a apresentadora Lili, do Arte que Faz, que eu sou a rainha das formiguinhas, e eu tinha meio que esquecido do quanto estas formiguinhas são importantes para mim, inclusive fazem parte da assinatura de meus trabalhos. Dá uma olhada aqui:
Me considero uma formiguinha, assim como a todas e todos que caminham junto comigo na arte. As formigas têm uma força enorme, disciplina, e vivem em uma comunidade onde cada uma é importante para a vida de todas. Tem coisa mais linda que isso?
Tenho algumas alunas que chegaram ao atelier tristes, meio que sem perspectivas, e que, fazendo arte, e também conhecendo outras pessoas, deram um up em suas vidas. Muitas estão comigo há anos!
Depoimento da Elo, aluna querida das nossas tardes de quarta:
“ Sou aluna da Verônica há 3 anos, me desenvolvi muito no mosaico, faço peças lindas , aprendi outras técnicas também como pintura em pátina e outras , adoro o dia da aula, as colegas , é uma terapia completa e muitas risadas também!! Verô é excelente professora , tem muita didática e uma pessoa maravilhosa!! Se quer aprender e passar umas horas deliciosas , é com a Verônica!! Abaixo uma das peças que fiz !!!" “
Vou terminar falando de mim, e de como a arte sempre me ajuda, revigora, transforma.
Quando me mudei para o atual atelier, fiquei triste de sair da Vila Madalena, e tinha que arrumar muitas coisas. Muitas delas não passaram pelas portas, ou não couberam na casa menor. Demorei uns 3 meses para colocar tudo no lugar, pois quis fazer sozinha, digerindo a mudança, e o sair de um lugar no qual havia passado 10 anos de minha vida. Sou taurina né gente? Apegada que só…
Comecei a pintar depois de uns 4 meses. No dia que pintei, me senti um pouco mais eu. Mas a maior transformação notei quando acordei no dia seguinte, leve como há muito tempo eu não ficava, e com uma pele macia que nem sei! Este é o poder de transformação da arte!!!!!
Me conta se você já sentiu este poder transformador, e como foi!
Vou propor um exercício artístico aqui, e espero que você goste e faça! Vamos fazer uma pintura orgânica?
Te garanto que é simples, e que mesmo que você nunca tenha feito nada de artes, vai conseguir fazer!
Assiste esta aula aqui.
Se fizer, me marca e me manda as fotos, no insta @verokraemer ! Combinado? Garanto que você vai amar!!!
Bora fazer arte gente! A transformação é maravilhosa!!!
Beijos e até a próxima!!!
Vero Kraemer ♥
Curtiu este artigo? Me ajuda a compartilhar!